-
Elon Musk Aborta Lançamento Do Starship, O Maior Foguete Do Mundo
-
A primeira missão de teste da Starship foi adiada, disse o principal engenheiro da empresa na transmissão ao vivo
- Por Anderson Santos
- 17/04/2023 16h11 - Atualizado há 1 ano
Elon Musk interrompeu o lançamento do maior foguete do mundo, o Starship, depois que um problema técnico forçou o adiamento da missão em 48 horas.
O foguete superpesado da SpaceX deveria decolar às 10h20 (Brasília) desta segunda-feira (17), no entanto, os engenheiros interromperam a contagem regressiva 40 segundos antes do lançamento.
O foguete de 120 metros foi projetado para um dia levar humanos à Lua e a Marte, ele permanecerá na plataforma de lançamento da SpaceX, no Texas.
A SpaceX forneceu um lembrete de alguns dos dramáticos esforços de teste da Starship nos últimos dois anos e meio, juntamente com muitas bolas de fogo:
Enquanto os engenheiros discutiam o adiamento da missão, Musk disse: “Uma válvula de pressão parece estar congelada, então, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”.
Pouco depois das 10h, John Insprucker, engenheiro-chefe da SpaceX, disse à transmissão ao vivo da empresa: "A decisão agora é interromper o lançamento por hoje".
Insprucker disse que a equipe do foguete identificou um problema de pressurização ao abastecer o gigantesco veículo de lançamento.
Sobre O Starship
Starship sendo preparada nesta segunda-feira — Foto: Divulgação
O foguete da Starship é composto de dois estágios: um foguete auxiliar de 70 metros, chamado Super Heavy, e o módulo Starship de 50 metros, que um dia transportará carga e tripulação.
Ambas as partes do foguete são projetadas para serem reutilizáveis. Os foguetes podem descer de volta à Terra para que possam ser recuperados e voar novamente.
Esquema de lancamento e aterrissagem — Imagem: reprodução
Para a primeira missão, espera-se que o Super Heavy caia no Golfo do México, enquanto a Starship pousará no Pacífico.
Kate Tice, gerente de engenharia da SpaceX, disse: "Esperamos um mínimo de 48 horas para reiniciar. Infelizmente, suspendemos a contagem regressiva hoje."
A nave espacial da SpaceX é maior que o foguete Saturno V que levou astronautas à Lua nas décadas de 1960 e 1970. A empresa está trabalhando com a Nasa em um retorno à superfície lunar já em dezembro de 2025.